Após o I Encontro do Clube de Leitura na Pracinha do Amor, o SOU PROFESSOR, SOU LEITOR! foi destaque em 02 (dois) blogs da cidade. Confira as notícias nos links abaixo:
Quem sou eu
sexta-feira, 2 de abril de 2010
“UM DIA FRIO, UM BOM LUGAR PRA LER UM LIVRO...”
“UM DIA FRIO, UM BOM LUGAR PRA LER UM LIVRO...”
Leitores do Clube de Leitura do SOU PROFESSOR, SOU LEITOR! recomendam obras literárias já lidas por eles. Leia abaixo as recomendações e desfrute os sabores dessas obras:
Capitães da areia (Jorge Amado) – “Recomendamos este livro considerando que é uma obra com bastante reflexo em nosso contexto atual, no qual retrata a história de crianças descriminadas, sem teto, sem proteção, sem família tendo como sobrevivência a prática de furtos, assaltos, violências de toda ordem e desordens.
A sociedade por sua vez, embora em situação desconfortada pouco faz para reverter a situação. E os poucos que se arriscam são tidos como cúmplices das desordens dos capitães da areia. Porém o olhar destes ajudam este grupo de crianças com sonhos comuns a darem um novo rumo em suas vidas. Uns conseguem, outros são vítimas fatais do destino.” (Escrito por Ana Cristina, Andrea, Elda Raquel, Francisca das Chagas, Lara Jane, Lucélia, Maria de Livramento, Sandra e Sousa Maria)
A Moreninha (Joaquim Manuel de Macedo) – “O livro [...] é um romance de época, quando se inicia a leitura a primeira impressão que temos é que será uma leitura de difícil compreensão, pois é escrito com algumas palavras que só eram usadas na época. A história em si é muito bonita, pois é uma linda história de amor e todos nós precisamos ouvir histórias de amor, faz bem, portanto, recomendamos para quem gosta de romance, tenha conhecimento de palavras rebuscadas, ou que não se preocupe de estar consultando o dicionário” (Escrito por Rejane Xavier, Miriam, Conceição Frota, Conceição Menezes, Verônica, Ângela Cecília, Elenilda e Lindomárcia)
Iracema (José de Alencar) – “A leitura do livro – ‘Iracema’ é recomendada porque retrata o contexto histórico da colonização dos portugueses no estado do Ceará, envolvendo as tribos que aqui habitavam, bem como a fauna, a flora com uma exuberante riqueza de detalhes aliada a uma fascinante e trágica história de amor. O leitor deverá ficar atento a linguagem rebuscada e ao vocabulário indígena que recheia toda a obra.” (Escrito por Michelle, Ivânia,Conceição, Raquel, Dalva, José, Edna Flora e Helena).
O Pequeno Príncipe (Antoine de Saint Exupéry) – “O livro [...] é uma obra literária que retrata a essência do ser humano, abordando a importância dos valores (amor, amizade, companheirismo, respeito, dedicação, etc.).
Muitas pessoas pensam que o Pequeno Príncipe é voltado para criança, mas na verdade busca fazer um resgate da criança adormecida que existe em cada um de nós, portanto é valido ressaltar que o mesmo é um livro que deveria fazer parte do nosso dia a dia, pois traz lições de vida primordiais para nossa vida, uma delas é que somos responsáveis por tudo aquilo que cativamos.
Ressaltamos que para termos um a boa compreensão da leitura desta obra, em alguns momentos faz-se necessário retomá-la, pois a mesma é muito filosófica e enigmática.” (Escrito por Clêudia Vasconcelos, Eufrásia Félix, Irene Ferreira, Maria Gomes, Marta Silva, Neidiane Ferreira e Raimunda Ferreira).
A menina que roubava livros (Markus Suzak) – “Recomendamos, a leitura do livro [...], para todos aqueles que apreciam uma boa obra literária, especialmente os professores de História, porque os fatos narrados acontecem em plena II Guerra Mundial, proporcionando ao leitor uma melhor compreensão desse contexto histórico. O livro narrado pela própria morte, conta a história de Liesel Meminger, uma menina de apenas 10 anos que é separada de sua mãe biológica e perde seu irmãozinho. Tudo isso, por viver em uma Alemanha nazista. E passa a morar com os pais adotivos em uma nova família, porém muito pobre. Mas em meio a todos os rumores de guerra, Liesel é uma menina que tenta encontrar prazer em outras atividades: seja roubando livros para devorá-los mais tarde; seja brincando com seu amigo e grande amor Rudy; seja aconchegada nos braços de seu pai, após um doloroso pesadelo...
Essa história marcada por momentos felizes e tristes, passa a ser contagiante, a medida que o leitor vai se apropriando do assunto, compreendendo de fato sua essência. Ao iniciar a leitura você pode pensar em desistir pela complexidade da narração. Mas não desista! Vale a pena insistir! Ao final você se surpreenderá com os acontecimentos na vida de Liesel. Muitas surpresas virão! Mas a morte poupará sua própria vida!
Você entende o que queremos dizer? Não!?
Então leia essa história!
quinta-feira, 1 de abril de 2010
ONDAS DE LEITURA TOMAM CONTA DA PRACINHA DO AMOR
No último dia 18 de março, a Pracinha do Amor, na Avenida Beira-Mar sediou um dos eventos considerado de grande importância nos cenários educacional e cultural do nosso Município. Trata-se do I Encontro do Clube de Leitura dos Formadores do Projeto SOU PROFESSOR, SOU LEITOR!
A ação contou com a participação do Coordenador-Geral do Projeto, Prof. Fábio Sipaúba e, tutores e coordenadores pedagógicos (formadores).
Dentre as atividades desenvolvidas destacaram-se as discussões literárias traçadas nos subgrupos durante a socialização de experiências de leitura dos livros escolhidos pelos participantes.